domingo, 3 de janeiro de 2010

O tesouro incomparável

Bem vindos amigos,


Iniciando mais uma aventura na Internet estou criando meu Blog, nasceu uma vontade de usar a Internet como meio de expressar o meu amor por Jesus Cristo e sua palavra, por isto vou postar em meu Blog alguns estudos bíblicos, mensagens, etc... espero que sirva para edificação dos queridos irmãos.


Boa leitura.


O Tesouro Incomparável


Texto Bíblico: Mt 13:44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu, e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.


-O que é um tesouro?


É uma grande quantia em riquezas, que pode ser dinheiro, joías, ouro e outros bens de valor.


-O costume oriental de ocultar tesouros.


Era costume dos povos antigos do oriente esconderem tesouros em suas terras a fim de protege-los dos ladrões. O segredo do esconderijo não era revelado a ninguém.

Se o dono do tesouro fosse morto por invasores e não revelasse o segredo, o tesouro estaria perdido.

Lembre-se que naquela época não existiam bancos para proteger suas riquezas, por isto, eles escondiam seus tesouros.


-A possibilidade de ser o dono do tesouro descoberto.


Muitas vezes alguém trabalhando no campo encontrava o tesouro. Mas o simples fato de achar o tesouro, não dizia que o tesouro era dele, ele precisava comprar o terreno onde o tesouro se encontrava.


-Interpretando os elementos da parábola.


1- O campo


O campo é o mundo que vivemos, o tesouro está escondido neste campo. Como acha-lo?


2-O tesouro


O tesouro é Jesus Cristo, todos os valores terrenos desaparecem diante da alegria de conhecer a Jesus. O profeta Jeremias nos alerta:


Jr 9:23,24: Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.


O cristão não deve se gloriar nos seus estudos, talentos ou riquezas, mas pelo contrario deve exaltar a DEUS por ter conhecido o grande tesouro "Jesus".


-Descobrindo o tesouro supremo.


Os tesouros deste mundo: dinheiro, fama, prestigio, posição social, nada poderá ser comparado a glória que seremos participantes.


Rm 8:18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que nós há de ser revelada.


Somente Cristo pode satisfazer os desejos da alma.


Sl 42:1,2 Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?


Quando aceitamos a Cristo recebemos uma herança, toda a riqueza do reino de Deus.


Ef 1:3 Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.


Cristo é o tesouro incalculável, muitos podem pensar, de que me serve ser rico no ceú? Eu quero é aproveitar a riqueza aqui, fazem como Ezaú trocam a bênção espiritual por prazeres momentanêos.


Hb 12:16 E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho.


Com a bênção sobre Jacó ele foi pai de uma grande nação, as 12 tribos de Israel.


-Cristo o nosso tesouro permanente.


As riquezas são transitórias e perecíveis e não nos acompanha após a morte; mas Jesus nos acompanhará para eternidade.


-A escolha da pedra preciosa.


1Pe 2:6 Pois isso está na escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.


- A rejeição do tesouro.


O jovem rico colocou as riquezas acima do mestre, estava tão apegado as riquezas que rejeitou o convite de Jesus.

Diante desta escolha Jesus consola os discípulos que deixaram tudo para segui-lo.


Lc 18:29,30 Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Aquele que, por causa do reino de Deus, deixar casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos receberá ainda nesta vida muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna.


Na África as crianças brincavam com umas pedras que achavam no rio, até que chegou um estrangeiro e viu que aquelas pedras eram diamantes.

Muitos também tem contato com o evangelho de Cristo e não dão valor, mais alguns quando encontram Jesus ficam alegres pois encontraram um tesouro.


-Pessoas que acharam o tesouro.



  • Pedro e André deixaram de pescar e aceitaram o convite de Jesus.

  • Tiago e João fizeram o mesmo e seguiram o mestre.

  • Paulo abandonou o ministério com os rabinos e aceitou o ministério que Jesus lhe deu.

  • O eunuco Etíope ao encontrar o tesouro através de Felipe, aceitou o plano de salvação, foi batizado e alegre foi pelo caminho, pois achou um tesouro.

-Conclusão:


Achar um tesouro traz alegria a quem encontrou, o mesmo ocorre com que encontra Jesus, pois o Senhor e´tão precioso que somos incapazes de expressar seu valor. Quando temos Jesus temos tudo que precisamos para sermos felizes aqui e no porvir.


-Você já encontrou este tesouro?


-Jesus é o nosso tesouro eterno!


-Não rejeite o tesouro!


-Devemos buscar o tesouro até encontrarmos!


-Aceite o tesouro que é Jesus!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.