sexta-feira, 30 de março de 2018
quinta-feira, 29 de março de 2018
Pentateuco
O PENTATEUCO
Chama-se "Lei de Moisés" ou Pentateuco(em hebraico Humash, Hamishá, Humashé Torah ou simplesmente Torah), ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio(em hebraico: Bereshit, Shemót, Vayikrah, Bamidbar e Devarim). Os nomes que derivam do grego estão relacionados com o conteúdo, enquanto que as denominações hebraicas são constituídas pela primeira ou principal palavra do início de qualquer livro.
A autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, que o escreveu sob inspiração divina. A crença afirma que a Torah que possuímos hoje é a mesma que nos transmitiu Moisés. Esta afirmação faz parte dos Treze Artigos de Fé Judaica de Maimônides(Shelosh-esré ikarim le "Harambam"). Existem três diferentes redações do Pentateuco: a judaica, a samaritana e a grega da "Versão do Setenta" e a versão latina desta, denominada "Vulgata". A mais próxima da judaica é a grega. A redação judaica foi vocalizada pelos rabinos massoraitas, aproximadamente no século VII depois da era comum. A redação samaritana, a mais recente das três, difere bastante da judaica e da versão grega.
O Pentateuco contém a história do Homem, a origem do povo hebreu e toda sua legislação civil e religiosa, finalizando com a morte de Moisés. No que concerne à autoria dos oito versículos finais da Torah, que tratam da morte de Moisés(Dt 34.5), o "Talmud"(B.B. 14b) a atribui a Josué, seu sucessor, o qual acompanhou o seu mestre até os últimos momentos. A Torah contém cinco mil oitocentos e quarenta e cinco versículos.
domingo, 25 de março de 2018
sexta-feira, 23 de março de 2018
O Profeta Elias
Elias foi um homem de Deus, ele se levantou em sua época como um profeta contra a idolatria e apostasia de Israel.
Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós.
Quem era o Profeta Elias?
Elias era tisbita, temos poucas informações a respeito de sua vida, porém as que temos, são de muitíssimo valor. Chamado por Yahweh num dos momentos mais críticos da história da nação de Israel, foi levantado para combater o perverso rei Acabe e o sistema religioso de sua época. O povo tinha se afastado do Senhor e estava cultuando a Baal, e Elias se levanta como mensageiro de Yahweh para alertar a nação. É destacado por sua coragem e seu zelo para com Yahweh Deus de Israel. Conhecido como profeta do fogo, tinha uma vida bastante simples, se vestia de pelos de camelos e dispensava o conforto do cotidiano. Que notável exemplo!!! Temos muito que aprender com a vida deste grande servo de Deus.
Elias tinha uma vida de oração:
Ele levou o filho da viúva e clamou a Deus em seu quarto. Nosso quarto deve ser um lugar de oração, um altar, um lugar de intimidade com Deus.
Elias orou e fogo do céu desceu e depois Elias orou e Deus mandou chuva.
É importante observarmos que Elias não determinou como muitos ensinam, mas Elias, na primeira vez que orou Deus o ouviu rapidamente, na segunda teve que orar sete vezes. Pense nisso???
A oração nos torna dependentes do Senhor.
Elias, teve que passar por situações de crises profundas:
Fugiu de Jezabel, entrou em depressão e sentiu o desejo de morrer, estava muito cansado, com sono.
Você está preparado para enfrentar tais crises??? Elias passou e venceu, pois ele estava nas mãos de Deus.
Quando o homem se coloca nas mãos do Todo Poderoso, ele tem suas necessidades atendidas e a proteção divina.
Deus escondeu Elias no Ribeiro de Querite e alimentou o profeta ordenando aos corvos que levassem comida a ele, também alimentou o profeta usando uma viúva pobre e alimentou o profeta usando um ser angelical.
Deus tem seus meios de agir em favor do seu povo.
Então não temas o Deus de Elias é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Que o Eterno lhe abençoe.
quarta-feira, 14 de março de 2018
segunda-feira, 12 de março de 2018
terça-feira, 6 de março de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)