sábado, 9 de fevereiro de 2013
Mestre
Tiago 3.1 Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Tiago dá um conselho a alguns irmãos: não sejam muitos de vós mestres. Por que ele dá esse conselho? Alguns queriam ser mestres, porém não tinham recebido tal capacitação ( Ef 4:11) esta capacitação vem de Deus e ele mesmo deu a igreja mestres da palavra para o aperfeiçoamento dos santos, para obra do ministério e edificação do corpo de Cristo.
No dicionário Aurélio a palavra mestre significa dentre tantas coisas:
- Homem que ensina, professor, homem de muito saber, aquele que serve de guia, ou seja, a responsabilidade dos mestres é grande porque suas palavras e seu exemplo afetam a vida espiritual das outras pessoas, podendo mostrar o caminho certo ou errado e levar estas pessoas para a salvação eterna ou perdição eterna, as pessoas que aspiravam a posição de mestre não estavam vendo que os mestres receberão juízo na condição de mestre.
Ensinar era uma profissão altamente honrada entre os judeus, por isto muitos queriam ser professores.
Muitos hoje desejam serem professores de escola dominical, pois é uma honra perante a igreja ser um mestre da Bíblia sagrada, mas Tiago apresenta o motivo pelo qual os irmãos não deveriam aspirar à posição de mestres com o único fito de se vã gloriar, pois o mestre mostra o caminho e se mostrar errado quão duro juízo será sobre este mestre, pois ele deve ensinar, por exemplo, ou seja, faça o que eu faço, o telhado do professor é de vidro por isto é necessário que ele seja irrepreensível, ou seja, que ninguém possa o repreender.
Paulo era um mestre um exemplo de homem de Deus, por isto ele podia dizer ao jovem discípulo Timóteo:
- Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência, Tm 3.10.
Sds em Cristo Jesus Renato Pletz.
Assinar:
Postagens (Atom)